quarta-feira, 6 de maio de 2009

A dama de negro...


A Carolina do Sul, mas precisamente a bucólica cidade de Darlington, com seus 6548 habitantes, recebe a 11ª etapa da Sprint Cup e a 10ª da Nationwide Series. Com capacidade de 65 mil espectadores, o oval de 1,36 milhas, suporta um publico de 10 vezes a população da cidade. Porém este clássico circuito, que sempre rende excelentes provas, é facilmente preenchido pelos apaixonados pela NASCAR.O circuito, é um oval típico, ou seja em formato de ovo, possui 25º de inclinação nas curvas 1 e 2 e 23 º nas curvas 3 e 4, curvas muito traiçoeiras por sinal.

O circuito foi fundado em 1950, e construído, por um apaixonado por corridas, após ver uma prova em Indianapolis, para realizar um sonho, Harold Brasington, idealizou o circuito, comprou o terreno, utilizou das próprias maquinas, o que levou um ano de trabalho.
O formato de ovo, se deve ao fato de quando comprou o terreno, Brasington, prometeu não atingir um lago que havia na propriedade.
Em 1950, Harold negociou com Bill France a realização da primeira prova em Darlington, a Southern 500(curiosamente a prova volta a ter esse nome após muitos anos), onde foram inscritos mais de 80 carros, e assim como em Indianapolis, os treinos foram divididos em semanas.
Conhecida pelo difícil traçado, Darlington recebe dois apelidos, "Dama de Negro", devido ao fato de os muros brancos, serem tocados diversas vezes, o que faz com que no fim da prova estejam negros, e o outro, "A pista dificil de domar", levando em conta as dificuldades que os novatos encaram neste circuito.
Ano passado os vencedores foram Tony Stewart, pela NNS e Kyle Busch pela Sprint, como aperitivo, deixo com vocês o vídeo de uma das chegadas mais emocionantes da história da NASCAR, quem sabe a mais emocionante de todos os tempos.
Kurt Busch vs Rick Craven

2 comentários:

  1. então companheiro estou de acordo sim em montarmos uma paceria...
    e aguardo um retorno confirmando.
    e espero continuar contando com suas visitas em www.brasilempreende.blogspot.com
    Atenciosamente,
    Sebastiao Santos

    ResponderExcluir
  2. Pedro, adicionei seu blog em minha lista também...
    Boa sorte para vc e precisando estamos aí!
    Atenciosamente,
    Sebastiao Santos.

    ResponderExcluir