sexta-feira, 24 de julho de 2009

Kissing the bricks...

A NASCAR Sprint Cup, realizará sua 20ª etapa, no templo sagrado do automoblismo mundial. O Indianapolis Motorspeedway receberá a 15ª prova da NASCAR em suas dependências, tendo etapas realizadas desde 94, até 2004 a prova recebia o nome de Brickyard 400, hoje a seguradora Allstate dá nome à etapa.
O Oval, famoso por sediar a Indy 500, completou 100 anos de construção este ano, possui caracterisiticas de uma pista intermediaria, para os Stock Cars, apesar de ter 2,5 milhas de extensão, sua inclinação de 9º nas curvas, limita as velocidades, as médias ficam na casa de 180 mph.



No ano passado, Indy proporcionou o maior fiasco da temporada, talvez da história da NASCAR, com a introdução dos Cots, pouco se sabia do comportamento dos pneus, em um circuito tão seletivo como Indianapolis, onde o grip é altíssimo, e se atinge até 200mph nas retas, e com uma considerada redução nas curvas, os componentes fornecidos pela Goodyear não suportaram mais do que 15 voltas, o que forçou a NASCAR a acionar bandeiras amarelas de 10 em 10 voltas, para que os pneus fossem trocados, neste ritmo "violento" Jimmie Johnson venceu.
Para este ano a Goodyear testou muitos compostos, para evitar o desgaste do ano passado
O detentor da maioria dos recordes em Indianpolis é Jeff Gordon, foi o primeiro a vencer lá e o que detém maior numero de vitórias, 4, possui o maior numero de top 10, 12 e de top 5 9.
Juan Pablo Montoya é o unico piloto que disputou as três principais provas em Indianápolis, a Indy 500, onde venceu em 2000 o Gp dos EUA de F-1, que disputou de 2001 à 2006 e logo na estréia em 2007 conseguiu um segundo lugar na Allstate at the Brickyard 400.
Os treinos começam logo mais, às 15:00 hrs, o stream está disponível na TV do blog.




Um comentário:

  1. não sabia desse problema em Indy no ano passado, que coisa hein... lembrou o problema dos Michelin na F1 anos atrás. Agora só esperando o post sobre a corrida ;)

    ResponderExcluir